quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TEST-DRIVE














Por Bárbara Scarelli

O test-drive é um recurso das concessionárias para vender o carro, e é a sua oportunidade de testa-lo para fazer uma boa compra. Ao pesquisar opções para o futuro morador da garagem, vale a pena pensar quais características são mais compatíveis com as condições a que o carro vai ser submetido, e ao seu perfil, se pega muita estradas, trechos mais urbanos, ou quem sabe até mesmo percursos off roads, um carro com espaço para família, ou mais esportivo etc. Cada um tem as características que o caracterizam. Para isso o test-drive é uma ótima alternativa para definir a sua escolha.

Boa parte dos consumidores fazem a escolha pela aparência, quando o mais racional é a escolha pela parte técnica e como o veículo reage a seu tipo de necessidade. Primeiro o racional, depois o emocional. Chegou à concessionária, escolheu o modelo? Sim? Então vamos para o TEST-DRIVE passo a passo:

1º) Comece pelo interior do carro. De uma olhada geral. Não deixe de conferir o tamanho e a capacidade do porta-malas. Sente-se frente ao volante e confira se a posição está agradável. Altura do volante, regulagem dos bancos e espelhos. Assim como na sua primeira aula de direção.

2º) Observe os comandos, toque e experimente todos os controles. Encare o teste com seriedade. Isso significa não só prestar a máxima atenção no comportamento do carro.

3º) Se o veículo possuir rádio, não fique feliz, você não vai usa-lo. Pois o som vai te atrapalhar para ouvir o nível de ruídos do carro

4º) Demore o tempo que achar necessário, mas lembre-se, tempo este para testar o carro, não para deixar sua esposa no dentista, as crianças na escola, ir até a lanchonete e etc. Tenha bom senso.

5º) Lei existe para ser cumprida, ainda mais com o carro dos outros – ou de uma loja. Use o cinto de segurança, regule o banco e os espelhos corretamente e desligue o celular antes de dar a partida. E nada de correr acima do limite.

6º) Diversifique o seu trajeto, percorrendo por terrenos distintos, asfalto, paralelepípedos, ladeiras, retas longas. O teste é uma boa hora para acelerar ou frear mais forte, mas muito cuidado em vias públicas. Para quem mora em São Paulo, um guia da Quatro Rodas dá dicas de caminhos para você testar o carro.

7º) Volte à loja. Agora você já tirou todas as suas dúvidas sobre a parte racional. Finalmente! Vamos ao design. Dê uma volta completa ao redor do carro e observe todos os detalhes, como rodas, pneus, faróis, enfim, absolutamente tudo. Abra o capô, dê uma olhada geral, em seguida, veja o porta-malas. Se for um modelo usado, a ideia é conferir se estão em bom estado e, se for novo, o objetivo é saber se lhe agrada.

8º) Parece óbvio, mas com a empolgação as pessoas se esquecem: certifique-se de que o futuro morador da sua garagem cabe dentro dela. Principalmente se você mora em prédios onde os tetos são rebaixados e as vagas estreitas.

9º) Gostou? Se for financiar, não se deixe levar pela emoção tenha a certeza de que as parcelas do carro pretendido cabem ao seu orçamento. Lembre-se de que não é barato manter um carro, você ainda terá gastos com seguro, documentação e futuramente as devidas manutenções.

Comprar um carro é um evento especial, e isso inclui a avaliação do modelo. A conduta certa faz diferença na avaliação do veículo e, por que não, na hora de assinar o cheque. Vale lembrar que nunca é demais testar diversos modelos, já que cada teste lhe trará uma nova experiência e uma nova sensação. Isso tudo vai facilitar a sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário