terça-feira, 24 de novembro de 2009

Curiosidade: como funciona o capacete


Por Adriano Vieira

A maioria dos motoristas comuns nunca experimentou um capacete. E nem é o foco deste blog, voltado aos carros. Mas como muitos dirigem motos, além de ser um equipamento de extrema necessidade aos pilotos de corrida, e ter praticamente salvo a vida de Felipe Massa em um recente acidente, é interessante saber como eles funcionam. Falaremos especificamente dos capacetes da Fórmula 1. Mas sua construção chega bem próximo dos produtos destinados aos motociclistas.

Apesar de ter basicamente o mesmo formato dos capacetes dos anos 60 e 70, quando o equipamento se disseminou mundialmente, a semelhança com os modelos atuais acaba por aí. À medida que a resistência aumenta, o peso diminui.

Hoje um capacete certificado tem duas camadas externas de fibra-resina, reforçada, feita de fibra de carbono. Apesar de ser resistente, esta não é a parte mais dura do equipamento, servindo mais como uma “deformação programada”, assim como a frente do seu carro. Dentro dela, agora sim, há uma manta semelhante às usadas em coletes à prova de balas. Essa camada tem a missão de “lacrar” a cabeça do indivíduo. Por fim, vem a camada interna, feita de um plástico macio, espuma e forrada com material anti-chamas.

As viseiras também receberam tecnologias com o passar dos anos. Do vidro (sim, isso existiu), hoje são feitas de policarbonato ultra-resistente, já que seu estilhaço invadiria diretamente o rosto (e os olhos) do piloto. O plástico também diminuiu consideravelmente o peso total do capacete, além de receber tratamento anti-riscos, anti-reflexo, anti-embaçante, etc.

Notou-se também que um vilão dos pilotos, no caso do capacete, não estava nem na sua construção, nem nos materiais escolhidos: era o peso final. Como a inércia atinge a todos, capacetes pesados são causadores de muitas lesões na coluna e pescoço, no caso de um acidente tanto leve como grave. Por isso, a diminuição do peso é essencial para melhorar a segurança do piloto. Dos antigos capacetes, que chegaram a pesar mais de três quilos, um bom capacete atual pesa cerca de 1,2 Kg.

Não é só a cabeça de Felipe Massa que o capacete salva. Por isso seu uso é obrigatório a motociclistas, e deve ser feito de maneira correta, escolhendo tamanho ideal e prendendo-o sempre perfeitamente. Apenas encaixá-lo na cabeça é inútil. E os cuidados também devem vir na compra do produto. Como já percebemos que a escolha de materiais e tecnologia é essencial, deve-se comprar produtos certificados pelo Inmetro, deixando a economia de lado nessas horas.

Fonte: Seu Auto Bradesco

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