sábado, 17 de outubro de 2009

Duelo de automáticos.


Por Bárbara Scarelli

O Jornal do Carro desta semana fez a comparação entre dois hatches 1.6 sem pedal da embreagem. O VW Polo 1.6 I-Motion e o Citroën C3 1.6 16V. O jornal faz comparações técnicas como desempenho, consumo, espaço interno, preço e design. As diferenças começam pelo preço: o Polo estreou em agosto a partir de R$42.580,00 e o C3 vem tabelado a R$49.310,00. O preço mais salgado do C3 é por conta dos itens de série.

Na disputa seguindo os itens técnicos vence o Polo por, segundo o jornal, ser mais atraente, maior espaço interno e acabamento mais caprichado, ter melhor torque e ser mais leve. Embora o VW Polo tenha tido o desempenho melhor, o jornal deu o braço a torcer e designou um espaço bem maior do que o comum para falar dos itens de série do Citroën C3, que traz air bag duplo, freios ABS, ar condicionado digital, regulagem de altura do volante, conjunto elétrico e banco traseiro bi-partido.

Pela disputa do jornal vence o Polo no conjunto. E os populares? Será que possuiem a mesma visão do jornal? Fui às ruas para perguntar com qual eles se identificavam melhor:

Rodrigo Ortiz, 25, prefere o Polo: "Ah! Volkswagem sempre melhor, em manutenção e o preço de mercado sempre desvaloriza menos, o maior agravante do C3 é a própria marca". O que mostra que muitos escolhem carro pela marca e depois o modelo. Rodrigo Pedace, 26, também optou pelo Polo: "O que vem a mente logo de cara é a manutenção, e nisso o Volkswagem sai em disparada. E outra, mecânica da VW é mais fácil, digamos que qualquer mecânico mexe, já a mecânica da Citroën não é para qualquer um".

Leandro Vitor, meu colega de summercars, ficou na dúvida: "Esteticamente o C3 é mais atraente, mas por outro lado, o Polo é da Volks, logo é mais confiável, todavia, eu optaria pelo C3, porque sou fútil". Na opinião feminina, Priscila Pinheiro, 31, gostou do Polo: "Gostei dele porque a frente é mais bonita".

Bruna Simão, 20, prefere o C3: "Como não entendo muito de carro, prefiro o C3 por ser mais bonitinho, mais cara de carro de mulher (principalmente o vermelho). Inclusive era o carro que eu queria ter. Já o Polo é bonito, mas tem mais cara de carro de homem". Entre os populares, também deu Polo, e pudemos constatar mais! Mulheres realmente compram pela aparência. Até a próxima!

Um comentário: