segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fiatmio - o carro colaborativo

por: Leandro Vitor

A Fiat está convidando as pessoas para participarem do novo projeto Fiat Mio.
Por meio do hotsite da campanha, os interessados podem brincar de fazer o próprio carro e chamarem realmente de SEU.
A ideia do projeto é muito parecida com a realidade da internet, é a união de ideias somadas entre si para transformar em algo novo. A pretensão do Fiat Mio é bastante interessante: repensar sobre o futuro dos carros.
Esse projeto tem a audácia de ser o primeiro carro feito em cima de licenças flexíveis, mundialmente conhecidas como Creative Commons, que nada mais é o opostos de "todos os direitos reservados ".
E todo esse exercício de repensar um carro não será trabalho em vão, a intenção da montadora é agregar e propagar as ideias enviadas pelo site oficial e assim a equipe de engenharia e estilo possa produzir um carro conceito e que será o "primeiro carro do mundo criado pelos e para os usuários".
A apresentação ao público já tem até data marcada, será no ano que vem durante o Salão Internacional de Automóvel de 2010 que será realizado entre os dias 28 de outubro a 7 de novembro. O carro ainda nem está feito, no momento apenas as primeiras rabiscadas foram feitas pelos usuários, mas o carro conceito da Fiat já tem nome: Fiat Concept Car III (FCC III).
A própria URL já fala pelo projeto. Fiatmio.cc é Creativo Commons, fiatmio.cc é carro colaborativo, fiatmio.cc é concept car, fiatmio.cc é carro do consumidor.
Se você tem interesse de acompanhar todo processo do projeto não deixe de segui-los pelo Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário